PR 15 Vereda da Ribeira da Janela
Ponto de Partida: Curral Falso
Ponto de Chegada: Ribeira da Janela
Tempo: 1h30m
Extensão: 2,7 km
Este trilho tem início na estrada regional 209 na zona do Curral Falso e finaliza na Ribeira da Janela, numa extensão de 2,7 Km, com uma duração de 1h 30m, fazendo a ligação entre o núcleo populacional da Ribeira da Janela e a área florestal que é sobranceira, entre os 820m e os 400 metros de altitude.
Este trilho percorre os vestígios de uma antiga vereda utilizada pela população para explorar os recursos lenhosos essenciais ao seu quotidiano. Era o caminho utilizado pela população para a ligação com as localidades da zona sul, principalmente com a Calheta e Ponta do Sol, por onde eram transportados às costas dos homens, os barris e/ou borrachos com o vinho produzido para venderem e/ou trocarem por outros produtos.
Este é um bom local para observar o Pombo trocaz (Columba trocaz), espécie endémica da Madeira (exclusiva da Madeira). Na época das migrações poderá também encontrar na foz da Ribeira algumas das aves migratórias de passagem como a Garça branca (Egretta garzetta), a Garça vermelha (Arde purpurea), o Pato real (Anas platyrhynchos).
Este trilho permite a ligação aos percursos – Levada dos Cedros e à Vereda do Fanal ambos com acesso à zona do Fanal.
Na Ribeira da Janela poderá manter o contacto com a tradicional e peculiar área agrícola com os seus poios agrícolas, suportados pelos muros de pedra laboriosamente trabalhados, com culturas de batata (semilha), batata doce, feijão, milho e a imprescindível vinha da Ribeira da Janela.
As casas ocupam uma posição dispersa pelos socalcos, estendendo-se entre a foz da ribeira e os 400 metros de altitude. O nome do mais extenso curso de água da Ilha da Madeira com aproximadamente 15 700m.